UFRB abre inscrições para Residências em Nutrição Clínica e Enfermagem

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrição em dois processos seletivos em nível de especialização na área de saúde, com aulas previstas para o primeiro semestre acadêmico de 2022, no Campus de Santo Antônio de Jesus.

processo seletivo para a Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia tem três vagas. Para candidatar-se a uma vaga é necessário ser portador de diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de graduação em Enfermagem.

processo seletivo para Residência em Nutrição Clínica em Pediatria e Terapia Intensiva tem disponíveis sete vagas, distribuídas entre cinco vagas para os candidatos que escolherem a ênfase em Terapia Intensiva e duas aos que escolherem a ênfase em Pediatria. Para candidatar-se a uma vaga é necessário ser portador de diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de graduação em Nutrição.

As inscrições de ambos os processos seletivos podem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até o dia 08 de outubro.

Residência em Cardiologia

A Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia constitui-se em Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade treinamento em serviço, destinado a enfermeiras, sob a forma de Curso de Especialização.

As atividades teóricas serão desenvolvidas nas instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB) e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico.

As atividades práticas serão executadas em áreas de atuação básica, clínica e especialidades, incluindo crianças e adolescentes, adultos e pessoas idosas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Calabar, localizada em Santo Antônio de Jesus; Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado em Santo Antônio de Jesus, com atividades a serem desenvolvidas nas unidades de Emergência e UTI; Hospital Ana Nery (HAN), localizado em Salvador, com atividades a serem desenvolvidas em unidade ambulatorial, clínica, cirúrgica, nefrologia, UTI, Centro Cirúrgico (CC), hemodinâmica, agência transfusional, bioimagem e gestão de leitos.

O Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando profissionais enfermeiros para atender às necessidades do SUS e demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde.

A especialização é uma parceria entre UFRB, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (SMS-SAJ) e Ministério da Saúde (MS).

O Ministério da Saúde irá assegurar para o Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos) ao Profissional de Saúde Residente matriculado no respectivo Programa, referente ao regime especial de treinamento em serviço de 60 (sessenta) horas semanais, durante os 24 (vinte e quatro) meses do curso, a contar da data de início de suas atividades.

Residência em Nutrição

A Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e ênfase em Terapia Intensiva constitui-se em Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu destinada a nutricionistas, sob a forma de Curso de Especialização.

A Residência realizará suas atividades práticas no Hospital Estadual da Criança (HEC), no Hospital Geral Clériston Andrade (HCA) – ambos em Feira de Santana – e no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado em Santo Antônio de Jesus.

As atividades teóricas deste Programa serão desenvolvidas nas instalações do CCS/UFRB e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico do curso.

A especialização é uma parceria entre a UFRB, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Educação (MEC), este Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando os profissionais nutricionistas para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e às demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde.

Desenvolvido no período de dois anos (24 meses) e em regime de Dedicação Exclusiva (DE), o Profissional de Saúde Residente não pode desenvolver outras atividades profissionais no período de realização dela.

Será assegurada pelo Ministério da Educação (MEC) uma bolsa para o Programa de  Residência  em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, no valor mensal bruto de R$ 3.330,43 (três mil trezentos e  trinta  reais e quarenta e três centavos), ao Profissional de Saúde Residente matriculado no respectivo Programa, referente ao regime especial de treinamento em serviço de 60 (sessenta) horas semanais, durante os 24 (vinte e quatro) meses do curso,a contar da  data de início de suas atividades, conforme normatização federal.

Leia o Edital de Residência em Nutrição.

Leia o Edital de Residência em Cardiologia.

Faça sua inscrição no SIGAA.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ccs e no e-mail [email protected].



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia