Cidades baianas perdem mais de 1,3 mil doses de vacinas contra Covid-19

Cidades baianas perdem mais de 1,3 mil doses de vacinas contra Covid-19
Foto: Reuters/Dado Ruvic/Illustration

Oito municípios baianos informaram a perda de 1.369 doses de imunizantes contra Covid-19. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) que foi comunicada da perda pelas cidades. Os casos ocorreram em Paramirim, Feira de Santana, Ibicuí, Lauro de Freitas, Glória, Itiuba, Senhor do Bonfim e Aratuípe.

Segundo informações da pasta estadual, os imunizantes perdidos sofreram desvio de qualidade por exposição a temperaturas inadequadas e tiveram a recomendação de descarte pelo Ministério da Saúde.

Apesar das mais de 1,3 mil doses perdidas, a Sesab afirma que não houve prejuízo no andamento da vacinação, já que os imunizantes foram substituídos. A secretaria não informou os fabricantes das vacinas perdidas, nem citou datas dos casos, mas disse que as notificações foram feitas ao longo do período de vacinação.

Não há detalhes se o número de perdas registradas na Bahia está dentro do esperado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO). O planejamento prevê a possibilidade de algum prejuízo às doses como exposição a temperaturas não recomendadas na bula ou quebra de frascos.

Fonte: Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia