Outubro Rosa: Oferta de mamografias esgota em três dias e Bahia eleva meta para 25 mil exames

                                                          Foto: Pixapay

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) decidiu ampliar a oferta de exames de mamografia em Salvador e no interior do estado, devido à grande procura. A meta inicial da campanha Outubro Rosa, de 14 mil exames, foi batida em três dias, por isso viu-se a necessidade de elevar o número para 25 mil.

Segundo a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, todos os exames já foram agendados. “Já agendamos mais de 25 mil exames e quase não há vagas disponíveis na capital, mesmo tendo sido ampliado o número de exames diários”, diz. O governador Rui Costa (PT) anunciou que está em contato com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e o Hospital da Mulher para que eles realizem exames nos finais de semana ou em horário estendido, para que mais mulheres possam ser atendidas durante o mês de outubro.

As mamografias são realizadas em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet. Na capital baiana, elas estão sendo ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde têm oferecido exames, sendo o agendamento a partir dos postos de saúde ou das Secretarias Municipais de Saúde

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país e na Bahia, 3.460. Tereza alerta que “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.

*Reportagem Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia