Bahia fica sem previsão para divulgar boletim da Covid após ataque a site de ministério

Foto: Camila Souza/GOVBA

Após site do Ministério da Saúde (MS) ser derrubado nesta madrugada, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não há previsão para divulgar o boletim epidemiológico da Covid-19 nesta sexta-feira (10).

“O motivo é o ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde no início da manhã. Todos os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde estão indisponíveis até o momento”, pontuou a pasta em comunicado publicado nas redes sociais.

A Polícia Federal (PF) informou que a ação se trata de uma cópia de informações na “nuvem” do MS e afastou a hipótese de extração de dados. Peritos agora acompanham o caso e avaliam a qualidade do “backup” ministério para saber se será possível restaurar e atualizar o sistema.

O ministro da Saúde se manifestou sobre o caso. “Ação criminosa de um hacker, está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo gabinete de segurança institucional, e hoje o empenho total é para estes dados estarem disponíveis no mais curto prazo possivel”, disse Marcelo Queiroga à Globonews. “Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, acrescentou.

O ataque hacker é reivindicado pelo Lapsus$ Group, que diz ter retirado 50 terabytes de informações do governo.

Fonte: Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia