Hemoba atualiza regras para doação de sangue em relação a infecções por Covid

Foto: Camila Souza / GOVBA

A Fundação Hemoba adotou novos critérios para doação de sangue dos voluntários que tiveram Covid-19. O novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença, tanto para sintomáticos como para assintomáticos.

Agora, a Hemoba seguirá a nota técnica Nº4/2022, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS), com mudanças nos critérios de doação de sangue para pessoas que tiveram suspeitas ou confirmação recente de infecção por Covid-19.

Os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, durante o período de transmissão, que segundo o MS são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.

Antes da divulgação do comunicado, os candidatos à doação de sangue que testaram positivo ou tinham suspeita de coronavírus, e apresentavam sintomas, só poderiam doar sangue 30 dias após a sua total recuperação.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia