Após dois anos sem festas por causa da pandemia, cidades da BA anunciam programação junina com até 13 dias de festejos

Foto: reprodução

Diversas cidades em todas as regiões da Bahia confirmaram a realização das festas juninas neste ano, depois de dois anos sem as celebrações por causa da pandemia de Covid-19. Desde eventos anunciados pelas prefeituras até festas privadas, a temporada é de grande expectativa para quem pretende curtir os festejos no interior do estado.

O governador Rui Costa anunciou que a Secretaria de Turismo do estado já começou a planejar a realização de festas durante o período junino em todo estado em parcerias com as prefeituras.

Com a queda dos números da Covid-19, o avanço na vacinação, e a autorização para a realização das festas, os municípios pretendem investir nas programações. Jequié, por exemplo, na região sudoeste, terá 13 dias de celebração.

Confira a programação em todas as regiões da Bahia e a previsão de como serão os festejos juninos em todo o estado.

Festas no recôncavo

Cruz das Almas, tradicionalmente conhecida por sediar uma das maiores festas do interior baiano, na região do recôncavo, divulgou que a festa será de 22 a 26 de junho. Nomes como Wesley Safadão, Tarcísio do Acordeon e Tayrone estão confirmados para o evento. O município informou que planeja movimentar R$ 5 milhões durante os cinco dias de festa.

Outra cidade na região com o evento confirmado é Riachão do Jacuípe. A celebração também ocorre entre 22 a 26 de junho e vai contar com atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Tayrone e Calcinha Preta.

A cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, já havia confirmado a realização da festa, mas ainda não deu detalhes de como será a programação. As atrações devem ser divulgadas pela prefeitura nos próximos dias.

Conceição da Feira, Serrinha também anunciaram a festa de São João e detalhes ainda serão anunciados para a população.

Sul da Bahia

Moradores da região sul da Bahia também podem começar a se preparar para os festejos juninos. Em Ipiaú, a prefeitura confirmou que a celebração de São Pedro irá acontecer este ano. Os detalhes da celebração ainda não foram anunciados, e o local dos eventos será alterado da Praça Salvador da Mata para a Praça Álvaro Jardim.

A última festa de São Pedro na cidade foi realizada em 2019 e contou com a participação da cantora Marília Mendonça. A rainha da sofrência chegou a reunir 20 mil pessoas no local. Além dela, Flávio José, Saia Rodada e o cantor Tayrone estiveram na grade da programação.

A cidade de Ibicuí ainda não oficializou a festa de São João. Mas duas tradicionais festas privadas já foram confirmadas a partir de 24 de junho. Na próxima sexta-feira (8), as primeiras atrações devem ser anunciadas.

Mudança em Senhor do Bonfim

Anfitriã de uma das mais tradicionais festas de São João do estado, a cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, também confirmou a realização do evento. A celebração vai acontecer de 22 a 26 de junho.

A programação está marcada para a Praça Nova do Congresso e no Parque da Cidade. As atrações ainda não foram anunciadas. A expectativa é que 250 mil pessoas curtam o evento na cidade.

Em Irecê, que já havia confirmado a realização da festa, o São João será festejado entre 22 a 26 de junho. A expectativa é que mais de 200 mil passem pela cidade durante o período da programação.

Já em Jaguarari, vizinha a Senhor do Bonfim, a festa vai acontecer de 22 a 25 de junho, com bandas de projeção nacional e 60 mil pessoas são esperadas nos quatro dias do evento.

Nove dias de festa no oeste baiano

A cidade de Barra, por exemplo, no oeste baiano, confirmou que terá nove dias de celebração. A programação vai acontecer entre os dias 16 e 24 de junho, com uma variedade de eventos, como concursos de quadrilha, quebra-poste, pau-de-sebo e outras brincadeiras tradicionais do período junino.

No auge dos festejos, no dia 23, véspera do feriado de São João, vai acontecer o Desfile dos Fortes, evento tradicional que faz referência à história da Guerra do Paraguai, que aconteceu entre 1864 e 1870.

Em São Desidério, ainda na região oeste, a festa também está confirmada, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados pela prefeitura. A celebração é conhecida como São João do Sítio e acontece na localidade de Sítio Grande, a 40 km da sede do município.

Em Bom Jesus da Lapa, a festa de São Pedro, tradicionalmente realizada na última semana de junho, será realizada em agosto. A cidade tem forte tradição católica e algumas atrações serão realizadas durante a romaria da cidade.

Região Sudoeste

As cidades de Jequié e Caculé, no sudoeste baiano, também estão entre os municípios com a festa confirmada neste ano. A prefeitura de Jequié informou que já abriu licitação para contratar a empresa responsável pelo evento e agenciamento de bandas. A festa vai acontecer entre os dias 14 e 26 de junho.

Já em Caculé, o evento vai ocorrer entre 24 e 26 de junho e vai contar também com artistas de projeção nacional. Este ano, a prefeitura vai montar uma vila junina em frente ao Estádio Nilo Xavier para as apresentações e concurso de quadrilha

Ituaçu, município vizinho, confirmou a realização do tradicional Arraiá do Brejo Grande, entre os dias 23 e 26 de junho. Os detalhes da programação ainda serão divulgados.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia