Receita Federal apreende 100 canetas de medicamento Mounjaro em voo de Paris para Salvador

Medicamento é proibido no Brasil e estava sendo transportado irregularmente

A Receita Federal apreendeu 100 canetas do medicamento Mounjaro, utilizado para emagrecimento, na noite de segunda-feira (10). O material estava escondido debaixo da roupa de um passageiro de 22 anos, natural de Vitória da Conquista, que desembarcou em Salvador em voo da Air France procedente de Paris.

O material estava escondido debaixo da roupa de um passageiro – Imagem: divulgação/ PF

Medicamento é proibido no Brasil e estava sendo transportado irregularmente

O jovem foi selecionado para revista pessoal pela equipe de vigilância da Receita Federal, com base em técnicas de análise de riscos. Durante a inspeção, os agentes descobriram que ele tinha vínculo familiar com um grupo monitorado por trazer o medicamento de forma ilegal para comercialização em clínicas.

O Mounjaro, à base de Tirzepatida, é regulamentado pela ANVISA apenas para importação por pessoas físicas, mediante receita médica, sendo sua comercialização proibida no Brasil. Além disso, o produto deveria ser mantido sob refrigeração, mas foi transportado de forma inadequada.

Em fevereiro deste ano, a Receita Federal já havia apreendido 681 caixas vazias do mesmo medicamento, também trazidas irregularmente do Reino Unido. A Receita Federal encaminhará o caso ao Ministério Público para prosseguir com a investigação criminal.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia