“Meus patrões mandaram dizer”, diz doméstica em protesto no Recife

Durante entrevista da jornalista Marília Neves, do jornal Folha de Pernambuco, nas manifestações desta quinta-feira (17), na zona sul do Recife, uma fala chamou atenção. Em consonância com a multidão, uma mulher ao gritar “Fora Dilma” foi questionada pelo Blog da Folha sobre o motivo e respondeu: “ela já roubou demais”.

“Isso foi o que meus patrões mandaram dizer”, afirmou a empregada doméstica Irani Marinho, durante os protestos numa das avenidas mais caras da cidade. Em seguida, revelou: foi destinada a comparecer ao local, com discurso pronto, pelos patrões dela. “Acho que falei demais”, avaliou, ao perceber que a afirmação foi recebida com surpresa pela jornalista pernambucana.

De acordo com as informações do mesmo jornal, o ato que reuniu cerca de mil pessoas na beira mar foi convocado pelo movimento Direita PE e pede o impeachment de Dilma Roussef.

Para o cientista social Victor Rodrigues, há uma diferença entre o caráter social dos atos de junho de 2013 e os de 2016. “As mobilizações de junho de 2013 eram contra o sistema político como um todo, sem ter um alvo político direcionado. Essa de agora tem claramente o foco não em um sistema como um todo, mas na derrubada de um governo democraticamente eleito”, observa.

A pesquisa do Datafolha divulgada na última segunda-feira (14), informou o perfil dos manifestantes da avenida Paulista. Em São Paulo, 77% das pessoas possuem nível superior, 18% nível médio e 4% fundamental.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia