Sexta-Feira Santa: afinal, o que podemos comer?

Provavelmente você já ouviu falar que não é permitido comer carne na Sexta-Feira da Paixão. Mas, afinal, quais são as refeições permitidas desse dia?

O site M de Mulher conversou com o padre Antônio Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo, que explicou porque não podemos comer carne vermelha nesta sexta-feira. Além disso, confira algumas alternativas.

Por que não podemos comer carne na Sexta-Feira Santa?

A data possui um grande significado católico, pois representa a morte de Jesus. A antiga tradição refere que a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade, e por isso se abster do alimento é uma forma de respeito ao sacrifício.

A publicação explica que essa privação deveria ser seguida durante toda quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a Páscoa, mas atualmente ela acontece apenas no primeiro dia do período e na sexta da Paixão.

Pode comer frango na Sexta da Paixão?

Segundo orientações da Igreja Católica, o ideal é trocar a carne vermelha pela carne branca e o frango é considerado uma carne branca. No entanto, o padre Cido defende que o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa.

“Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico. Está tudo ligado ao sangue derramado pelo Cristo. Apesar de o peixe também sangrar, o derramamento de sangue é bem menor do que em outros animais como o boi, o coelho ou mesmo o frango”.

Alternativas

As principais opções para as refeições desta sexta-feira santa são os pratos que incluem peixe, frutos do mar, legumes, risotos com queijos e brocólis, batatas recheadas, entre outros.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia