Homem picado ao brincar com cobra em SP teve rim e fígado atingidos por veneno

O ambulante de 53 anos, que foi picado por uma cobra venenosa em São Vicente, no litoral de São Paulo, teve o rim e o fígado atingidos pelo veneno e está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Guilherme Álvaro, segundo informações de familiares. Nesta sexta-feira (27), parentes do rapaz informaram que iniciaram uma campanha pedindo doação de sangue, já que a vítima segue necessitando de transfusões para sobreviver.

A vítima foi identificada como Lari Marcos Radunz. Ele procurou socorro no Hospital Municipal de São Vicente, na quinta-feira (19), mas diante da gravidade do quadro, foi encaminhado ao hospital estadual, em Santos, onde recebeu soro antibotrópico. Um vídeo registrou o ambulante brincando com a cobra pouco antes de ser picado pelo animal.

Segundo o sobrinho dele, o balconista Victor de Campos, Lari requer muitos cuidados. “Meu tio está em uma situação complicada. O rim e o fígado não estão respondendo bem. Ele está perdendo sangue e continua internado na UTI sem qualquer previsão de alta”, informou, após receber a atualização dos médicos.

O hospital solicitou aos parentes que conseguissem ao menos 50 doadores de sangue para repor as bolsas utilizadas pelo ambulante. O hemonúcleo do Guilherme Álvaro localiza-se na Rua Oswaldo Cruz, 197, no bairro Boqueirão, em Santos. O horário de funcionamento para doações é das 8h às 12h30, de segunda-feira a sábado.

 Foto mostra ambulante manuseando cobra em frente a bar em São Vicente, SP (Foto: G1 Santos)

Foto mostra ambulante manuseando cobra em frente a bar em São Vicente, SP (Foto: G1 Santos)

Vídeo

Nas imagens, gravadas em frente a um bar localizado na Praça 22 de Janeiro, Radunz aparece manuseando a cobra. Colegas o alertam para tomar cuidado para não ser picado, e pedem para que ele guarde o animal em uma caixa de papelão, cuja tampa está fechada com uma fita.

O ambulante foi picado instantes depois, nas mãos. Com dor, ele abandonou o animal na praça, o que causou pânico entre quem passava pelo local. A Guarda Municipal foi acionada e recolheu a cobra para ser encaminhada ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão.

A guarda, agora, tenta apurar onde e como a vítima conseguiu o animal. A suspeita inicial é de que ele ou um amigo tenha localizado a cobra em uma área de mata nas proximidades, na altura do Morro dos Barbosas. Em seguida, a cobra foi capturada e guardada na caixa de papelão. O objetivo ainda é desconhecido.

No Hospital Guilherme Álvaro, o paciente recebeu o soro antibotrópico, tratamento indicado para picadas de serpentes do gênero Bothrops, como a jararacuçu. Familiares postaram mensagens nas redes sociais pedindo doação de sangue para o ambulante, cujo estado era considerado crítico até esta sexta-feira.

https://www.youtube.com/watch?v=OfgLy8nDp9Y

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia