Criminosos assaltam agências bancárias e lotérica e fazem reféns em Ibiraiaras

Duas agências bancárias e uma lotérica foram alvo de assaltos com reféns na tarde desta segunda-feira (3) em Ibiraiaras, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, um bancário que foi levado pelos criminosos durante a fuga morreu após levar um tiro. Seis suspeitos do crime foram mortos em confronto com policiais, e um sétimo foi preso. Outros dois ainda eram procurados até o início da noite.

A vítima foi identificada como Rodrigo Mocelin da Silva, de 37 anos, gerente do Banco do Brasil. Por meio de nota, o banco lamentou a morte, disse prestar amparo à família de Rodrigo, e também afirmou que cumpre as exigências legais relativas à segurança. A agência ficará fechada “pelos próximos dias”, diz o texto (leia a íntegra abaixo).

Os crimes aconteceram de forma quase simultânea, por volta das 13h30, no município de 7.171 habitantes segundo o IBGE. Segundo a prefeitura local, assaltantes obrigaram reféns a formarem um cordão humano na rua onde ficam os três estabelecimentos atacados. Depois, fugiram levando alguns dos moradores e funcionários rendidos.

Criminosos fazem cordão humano durante assalto a agências bancárias e lotérica em Ibiraiaras — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoalCriminosos fazem cordão humano durante assalto a agências bancárias e lotérica em Ibiraiaras — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoal

Criminosos fazem cordão humano durante assalto a agências bancárias e lotérica em Ibiraiaras — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoal

A Brigada Militar localizou suspeitos na zona rural da cidade, onde houve disparos. A vítima do crime foi localizada, ainda com vida, dentro de um automóvel que havia sido abandonado. O Hospital Municipal São José de Ibiraiaras confirmou a morte do bancário. Ele chegou à instituição com parada cardíaca, após ter levado um tiro. Os médicos tentaram reanima-lo, sem sucesso.

Vidro blindado de agência lotérica ficou com marcas de disparos — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoalVidro blindado de agência lotérica ficou com marcas de disparos — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoal

Vidro blindado de agência lotérica ficou com marcas de disparos — Foto: Julio Cesar Stella/Arquivo pessoal

Crime semelhante em maio

Em maio deste ano, um crime semelhante foi registrado nos mesmos estabelecimentos na cidade, como lembrou o secretário municipal de administração, Sérgio Baldasso. “Percebemos que foi a mesma sistemática que já aconteceu em maio. Os assaltantes chegam abordando, retiram clientes da agência, formam cordão humano, levaram alguns reféns e já saíram em direção estrada de chão para a ERS-470, que liga a cidade a Lagoa Vermelha”, disse o secretário.

Nota do Banco do Brasil

“O Banco do Brasil lamenta profundamente a perda do funcionário Rodrigo Mocelin da Silva, vítima de ação criminosa no início da tarde desta segunda-feira (3). O BB presta toda assessoria e amparo à família do gerente e aos demais funcionários da agência. A unidade do BB em Ibiraiaras permanecerá fechada pelos próximos dias.

O BB cumpre exigências legais relativas a equipamentos e procedimentos de segurança previstas na legislação para agências bancárias. Para impedir as investidas criminosas, faz-se necessário investimentos no aparato de Segurança Pública, especialmente em cidades de pequeno porte, localizadas no interior dos estados.”

Assaltos em duas cidades

Banco é alvo de ataque em Três Palmeiras

Banco é alvo de ataque em Três Palmeiras

Na mesma região do estado, a agência bancária do Sicredi de Três Palmeiras também foi alvo de um ataque na tarde desta segunda (veja o vídeo acima). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os assaltantes teriam feito cordão humano com clientes e funcionários, e espalhado pregos retorcidos pelas ruas da cidade.

Pelo menos, cinco bandidos encapuzados teriam participado. Ainda conforme a prefeitura, os suspeitos fugiram em um carro preto, em direção a Entre Rios do Sul, levando o segurança do banco como refém. Em março de 2018, uma agência do Banco do Brasil foi atacada no mesmo município.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia