Número de multas aplicadas pelo Ibama em 2019 é o menor em 15 anos, diz relatório do Observatório do Clima

Foto: reprodução/IBAMA

Em meio ao aumento de 29,5% do desmatamento e às queimadas crescentes na Amazônia em 2019, os registros de multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foram na contramão dos crimes ambientais. Os autos de infração registrados de janeiro a novembro de 2019 são os menores dos últimos 15 anos, indica um levantamento feito pelo Observatório do Clima com base em dados do governo.

De acordo com o G1, De janeiro a novembro de 2019 foram registrados 10.270 multas, número 25% menor se comparado ao mesmo período de 2018, quando foram aplicadas 13.776.

Infográfico mostra a queda em 20019 dos registros de multas do Ibama — Foto: Elida Oliveira/G1

Para o Observatório do Clima, rede com mais de 20 organizações ambientais, a queda no número de multas indica um “desmonte” das políticas ambientais.

De acordo com o documento, “Bolsonaro ataca o Ibama desde sua campanha eleitoral, defendendo infratores ambientais e incitando a violência contra inspetores”. O texto diz ainda que o “goveno cortou orçamentos, nomeou funcionários despreparados, assediou funcionários e as regras de proteção foram alteradas.”

“A falta de fiscalização adequada para combater o crime ambiental acaba elevando a sensação de impunidade e resultando em mais desmatamento” – Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima

G1 e a TV Globo entraram em contato com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ibama para pedir um posicionamento, mas não houve resposta até as 21h45. O ministro Ricardo Salles, que está na Conferência do Clima da ONU, em Madri, não quis comentar o relatório.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia