Dez homens em prisão domiciliar devido à Covid-19 violam regras e são recapturados em Recife

Dez detentos que foram beneficiados judicialmente com prisão domiciliar por conta da pandemia do novo coronavírus foram recapturados nesta quinta-feira (7), após o monitoramento eletrônico detectar que eles saíram do perímetro autorizado, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização. No fim do mês de abril, outros quatro detentos tinham sido pegos da mesma forma.

A operação, denominada Argos, ocorreu em dez bairros da Região Metropolitana do Recife, após o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos (Cemer) detectar as violações em tempo real. Não foram informados em que bairros e municípios ocorreram as prisões.

Um dos homens, ainda de acordo com a Seres, estava no meio da rua com a namorada. O preso deve permanecer em casa, independente da monitoração eletrônica, reforçou.

A ação foi realizada em conjunto com a Superintendência de Segurança Penitenciária (SSPEN), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso) e Escola Penitenciária de Pernambuco (Eppe), ambas vinculadas à Seres.

Todos os detentos foram levados para a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, no Grande Recife, para análise de documentação do judiciário e depois encaminhados à Penitenciária de Itaquitinga, na Mata Norte do estado.

Desde o começo da epidemia em Pernambuco foram liberados 1.454 detentos do regime fechado e semiaberto para domiciliar que contempla pessoas acima de 60 anos, com comorbidades, pensão alimentícia e aqueles com previsão para migrar para o regime aberto até 31 de julho de 2020. Ao todo, 16 voltaram para presídios por descumprirem regras.

Na quinta-feira (6), a primeira morte de um preso infectado com o novo coronavírus foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo a pasta, há, ainda, outro óbito em investigação e 38 casos confirmados da doença entre pessoas privadas de liberdade.

Do total de confirmações, segundo a SES, havia 33 detentos com casos leves da Covid-19, que estavam em isolamento na própria unidade prisional, por estarem estáveis.

Duas pessoas estavam hospitalizadas e outras duas tiveram cura clínica comprovada da doença, receberam alta médica e estavam em prisão domiciliar por autorização judicial.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia