Nelson Teich recusa convite para voltar como conselheiro no Ministério da Saúde

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou, neste sábado (23), ter recusado convite para ser conselheiro da pasta. Segundo ele, “não seria coerente” aceitar o cargo. O convite foi feito pelo general Eduardo Pazuello, interino do Ministério da Saúde.  Pazuello, que não tem formação na área de saúde, foi nomeado pelo próprio Teich, que é médico oncologista.

“Uma condução técnica do Sistema de Saúde significa uma gestão onde estratégia, planejamento, metas e ações são baseadas em informações amplas e precisas, acompanhadas continuadamente através de indicadores. Desejo ao Ministro Interino Eduardo Pazuello todo o sucesso na condução do Ministério da Saúde e estou à disposição para que a transição aconteça da melhor forma possível”, completou Teich em uma série de publicações.

Teich, que assumiu o lugar do também médico Luiz Henrique Mandetta, deixou o cargo no dia 15 de maio, antes de completar um mês à frente da pasta. Apesar de uma nota oficial do ministério dizer que ele pediu demissão, assessores da Saúde afirmaram que o médico foi demitido.

Antes de deixar o cargo, Teich teve desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro sobre:

  • o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento;
  • o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica;
  • e detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia