Chuva congelada é registrada em Santa Catarina; veja o vídeo e entenda fenômeno

Após a passagem do ‘ciclone bomba’, outro fenômeno chamou atenção na serra catarinense. Pela primeira vez neste inverno, o frio provocou uma chuva congelada em São Joaquim – cidade que já é conhecida pelas baixas temperaturas.

O fenômeno acontece quando uma camada da atmosfera tem uma temperatura um pouco maior, o que transforma o floco em pequenas pedras de gelo.

Para que a neve chegue ao solo, é necessário que todas as camadas – até a superfície – tenham temperatura abaixo de zero grau.

O meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), explicou que a chuva congelada que foi registrada em São Joaquim, na serra de Santa Catarina.

“A temperatura é tão baixa que as gotículas de chuva congelam no meio do caminho”, explica ele. “Foi a junção da umidade ainda vinda do ciclo extratropical que passou pelo sul do Brasil. A junção do frio intenso dessa massa de ar frio de origem polar com a umidade do oceano acabou fazendo a condição ideal para esse tipo de fenômeno”, acrescentou.

Na quinta-feira (2), o estado de Santa Catarina registrou baixas temperaturas e, segundo meteorologistas, há possibilidade – ainda que remota – de neve na região nesta sexta-feira (3).

*CNN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia