INSS retorna atendimentos dia 3 de agosto; veja quem terá prioridade

Está marcado para o dia 3 de agosto o retorno de algumas atividades do INSS. No último dia 8, quarta-feira, foi publicada a novidade no Diário Oficial da União (DOU). A medida foi informada em conjunto entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

Vale ressaltar que, desde março, os atendimentos presenciais estão suspensos nas agências. A população tem utilizado os canais digitais para ter acesso aos serviços e isso vai se prorrogar até o dia 31 de julho.

Atualmente, é possível realizar alguns atendimentos através do site, aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Lembrando que esses meios poderão ser utilizados mesmo com a reabertura das agências.

A princípio, as agências voltariam a funcionar no próximo dia 13, porém, uma nova análise mudou a situação.

O adiamento do retorno das atividades presenciais foi definido após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura. Essa medida também acontece, pois foi possível perceber que muitas agências do país não iriam ter estrutura para seguir as regras de distanciamento.

Retorno das atividades do INSS com tempo reduzido

É importante lembrar que, mesmo com o funcionamento, o tempo das agências será reduzido. O intuito é fazer com que elas funcionem por seis horas diárias e seguidas. Mas é preciso lembrar que, para ser atendido, o beneficiário precisará agendar através dos canais digitais.

Além disso, todos os serviços que não podem ser realizados à distância, serão retomados. Nesse caso, estamos falando das perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

Essa reabertura vai levar em conta as particularidades de cada agência pelo país. Nessa avaliação, serão verificados o quadro de funcionários, quantidade média de atendimentos, processos parados e tudo que puder influenciar no atendimento.

Aquelas unidades do INSS que não estiverem aptas para a reabertura, continuarão com um plantão mais reduzido. A medida serve para poupar colaboradores e a população, além de evitar a disseminação da doença.

Para que os beneficiários tenham mais informações, o INSS vai disponibilizar um painel eletrônico com todas as especificações sobre a reabertura das unidades.

Fonte: FDR/Terra



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia