Mortalidade por coronavírus diminui com aprendizados e novas práticas médicas

Um conjunto de aprendizados em várias áreas da saúde tem contribuído para a queda da taxa de mortalidade de pacientes de Covid-19 em estado grave, internados em UTIs. Segundo reportagem da Folha, um relatório publicado na revista Anaesthesia no mês passado com dados de 24 estudos com mais de 10 mil pacientes internados em UTIs da Ásia, Europa e América do Norte aponta redução de um terço na mortalidade entre março e maio, de 60% para 42%.

No caso do Brasil, a comparação das atuais taxas com as do início da pandemia ainda está sendo ajustada, mas um projeto da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) que contabiliza dados de quase 42 mil pacientes de 617 UTIs brasileiras mostrava, até o dia 12 de agosto, um índice de mortalidade de 35,4%, sendo 28,9% em unidades de saúde privadas e 50,7% nas públicas.

Especialistas avaliam que a alta taxa de mortalidade na rede pública é explicada, em grande parte, pelo perfil dos pacientes, que têm mais comorbidades. Além disso, eles chegam em estado mais grave às UTIs, devido à falta de acesso.

Por outro lado, entre os médicos, há um entendimento geral de que hoje os doentes estão mais bem cuidados, pois muitas práticas médicas foram revistas durante a pandemia. É o caso das indicações de diálise e intubação.

Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia