Brasil aprova isenção de tarifa para etanol americano por três meses

O Comitê Executivo de Gestão de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a isenção de tarifa para a compra do etanol americano por três meses. O movimento é visto como um gesto de boa vontade com o presidente Donald Trump, que concorre à reeleição marcada para 3 de novo

O Brasil se comprometeu a importar 181,5 milhões de litros de etanol pelos próximos 90 dias sem cobrar taxas. Em contrapartida, os dois lados vão negociar a ampliação do mercado americano para o açúcar brasileiro. As conversas estão previstas para serem concluídas em três meses.

A avaliação da diplomacia brasileira é que os EUA não conseguiriam fazer qualquer concessão agora. O acordo entre Brasil e Estados Unidos para importação de etanol expirou no começo do mês e os americanos vinham fazendo pressão para renovar.

Na avaliação dos produtores brasileiros de açúcar e álcool, o acordo acabou desbalanceado, porque a cota do etanol entra em vigor imediatamente enquanto o acesso para o açúcar brasileiro ainda será discutido.

Na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro recebeu os usineiros e explicou as bases do acordo. Depois disso, o chanceler Ernesto Araújo fechou os detalhes finais com o representante comercial americano Robert Lighthizer.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia