Santa Catarina registra ‘chuva escura’ causada por fumaça de incêndios no Pantanal

A Defesa Civil estadual confirmou que municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina tiveram registro de chuva contaminada por causa de partículas de fumaça provenientes dos incêndios no Pantanal. A ‘chuva escura’ ocorreu na quinta-feira (17). Os locais exatos não foram detalhados.
Essa chuva também foi registrada no estado vizinho do Rio Grande do Sul no início desta semana e pode ocorrer em São Paulo, onde a fumaça decorrente dos incêndios na região do Pantanal foi percebida nesta sexta-feira (18).
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a fumaça diminui a qualidade do ar e da água da chuva coletada. Por isso, o órgão estadual fez recomendações aos catarinenses que possuem cisternas, comuns principalmente em propriedades rurais, entre elas a limpeza constante dos locais de armazenamento e a análise da água.

A presença da fumaça Santa Catarina foi percebida por moradores há alguns dias, como na Grande Florianópolis e estava sendo acompanhada pela Defesa Civil por imagens de satélite.
Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a fumaça é mais perceptível ao nascer e fim do dia, pois o sol fica em tons mais alaranjados. Ele também explica como ocorre a chuva contaminada.

Segundo ele, o vento em altitude que trouxe a fumaça para Santa Catarina mudou de direção, ficando, agora, mais no Sudeste no Brasil.
“Importante destacar que caso os incêndios no Pantanal continuem neste mês de setembro, nada impede que o vento possa novamente trazer fumaça para Santa Catarina”, alerta.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia