Maia afirma que PEC da prisão em 2ª instância será votada até dezembro na Câmara

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se comprometeu a colocar em votação, até o fim de dezembro, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a prisão após condenação em segunda instância.

“Essa aí eu me comprometi. Antes de terminar o meu mandato. Meu mandato e as votações acabam em 17 de dezembro. Pode ficar tranquilo que essa matéria vai a voto”, afirmou Maia ao site O Antagonista. A PEC vinha sendo discutida em uma comissão especial que deixou de funcionar desde março, em razão da pandemia.

O presidente ainda sinalizou que vai buscar entendimento para votar outra PEC, a que reduz as possibilidades de foro privilegiado de autoridades na Justiça. Questionado sobre o caso da deputada Flordelis, acusada de ter planejado o assassinato do marido, o deputado disse que a votação da matéria não tem relação com o assunto, sendo um tópico da imunidade parlamentar.

“Eu tenho o compromisso de dialogar nesse tema e na PEC da segunda instância, que vai avançar depois das eleições”, declarou. “Acho que a segunda instância está madura, está um passo à frente, apesar de ela ter entrado depois. A questão do foro está um pouco mais dividida dentro da Câmara. E eu ainda não tenho a firmeza de colocar essa matéria em pauta”, justificou.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia