Meu INSS: Remarque sua perícia médica sem sair de casa

O reagendamento de perícias médicas do INSS já está disponível através do aplicativo Meu INSS. O serviço está disponível para os segurados que tentaram o atendimento presencial nas agências, mas não conseguiram por falta de profissionais.

Algumas agências do INSS voltaram a funcionar e a atender os segurados e cidadãos para diversos serviços. O mais procurado é a perícia médica que permite o recebimento de benefícios, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Porém, mesmo com a determinação da volta das perícias, a categoria de médicos peritos resolveu não voltar, já que a maioria das unidades que voltaram a funcionar não tinha passado na vistoria e não possuíam os itens básicos para a prevenção da contaminação de Covid-19.

Segundo o INSS, por causa do não comparecimento dos médicos, mais de oito mil perícias agendadas deixaram de ser realizadas. Com isso, a situação da lista de espera só tem piorado cada vez mais.

Porém, nos últimos dias, após novas vistorias e adaptações, a maioria dos médicos peritos, que foram convocados, voltou ao trabalho presencial. Com isso, a opção de reagendamento de perícias médicas foi disponibilizada na plataforma do “Meu INSS”.

Caso não tenha aparecido no seu aparelho, basta atualizar o aplicativo para a nova versão disponível para o celular. Os que ainda tentam marcar a perícia, pela primeira vez, podem agendar também pelo telefone 135.

Passo a passo de como agendar ou reagendar a perícia médica pelo aplicativo ou site do Meu INSS

  • Acesse o aplicativo ou site do “Meu INSS”;
  • Efetue o login na plataforma escolhida;
  • Clique em “Agendar Perícia”;
  • Selecione uma das opções:
    • Perícia inicial;
    • Perícia de prorrogação;
    • Remarcar perícia (reagendamento).
  • Selecione o dia e horário disponível e que você tenha disponibilidade;
  • Finalize o agendamento.

Antecipação do auxílio-doença

Há uma lista de espera enorme para a perícia médica, sendo que 90% são para o pedido de auxílio doença.

Por esse motivo, com o intuito de ajudar os trabalhadores e diminuir a lista de espera, o INSS permitiu a antecipação de até um salário mínimo (R$ 1.045) para os solicitantes de auxílio doença.

Para ter esse direito é preciso que o trabalhador solicite o auxílio através do aplicativo Meu INSS, até 31 de outubro, anexando um atestado médico junto ao requerimento feito pelo “Meu INSS”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia