Amapá entra no 20º dia de apagão e acionamento de termoelétricas não soluciona problema

Neste domingo (22), o estado do Amapá completou 20 dias desde o evento que iniciou o apagão elétrico e 90% da população permanece com fornecimento de eletricidade racionado. A crise afeta 13 dos 16 municípios daquele estado e nem mesmo o acionamento de geradores termoelétricos, feito no sábado (21) com a presença do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu solucionar o problema, mantendo a oferta de forma racionada.

A população segue sofrendo com o calor e frustração. Em muitos locais, nem o rodízio que fornece energia em períodos de 3 em 3 horas cumpriu os horários previstos, gerando mais desconforto e temor pela queima de eletrodomésticos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os 47 geradores instalados em subestações da capital e da cidade vizinha de Santana seriam suficiente para atingir os 100% da carga necessária para abastecer todas as cidades, porém no sábado foram ligados só 20 megawatts dos 45 contratados. O restante entrará em operação neste domingo, anunciou a pasta.

O governo federal havia anunciado que 100% do estado teria energia com os geradores termoelétricos neste sábado, mas agora o discurso foi de que esse é o início do restabelecimento completo.

Todo o Amapá só deve ter eletricidade na quinta-feira (26), com a instalação de um novo transformador na principal subestação do estado.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia