Fumaça tóxica toma conta de cidade mineira, após acidente com produtos químicos em loja agropecuária

O vazamento de produto químico em uma loja de itens agropecuários produziu uma fumaça tóxica no bairro Santos Dumont II, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 700 tambores de cianurato de sódio e de cloro eram armazenados no local.

O incidente foi registrado na loja Agrosan, que fica na Rua Acadêmico Nilo Figueiredo. Segundo os militares, as pessoas foram retiradas de lá porque o cheiro da fumaça era muito forte. Até as 14h40, não havia registro de feridos ou de pessoas socorridas por inalação do produto.

Os bombeiros usaram trajes de proteção química. Um corredor de descontaminação foi montado na rua para, caso necessário, ser usado por civis e militares.

Até as 15h, o trânsito estava isolado em um raio de 250 metros. Vizinhos reclamaram aos bombeiros que a fumaça invadiu a casa deles.

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas na ocorrência, além da Polícia Militar (PM). Com o vazamento do produto químico, houve um princípio de incêndio do imóvel. Às 15h15, as chamas haviam sido controladas, mas a fumaça química persistia, pois os produtos estavam reagindo lentamente.

Aos bombeiros, o proprietário disse que estava descarregando cerca de 85 baldes de 20 litros de cloro granulado e um deles vazou. A fumaça tomou conta do estabelecimento e o homem usou um extintor de incêndio de água. Isso acabou espalhando o produto por toda a loja.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, medidores de nível de toxidade mostraram que o ambiente está bastante saturado. Janelas foram quebradas pelos militares e exaustores serão usados para aliviar a concentração de fumaça confinada. Depois que a situação for totalmente controlada, o material será descartado em segurança.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia