Governo planeja anunciar data de vacinação na terça-feira

O governo planeja um evento no Palácio do Planalto na próxima terça-feira (19) para lançar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus e anunciar a data em que as doses serão aplicadas.

O evento, porém, só ocorrerá se a Anvisa liberar pelo menos uma das duas vacinas cujo uso emergencial já foi pedido, a AstraZeneca e a Coronavac. A expectativa é a de que isso ocorra no domingo, uma vez que a agência já marcou uma reunião da diretoria para este domingo.

Uma ideia que foi ventilada, mas que tem grandes chances de ser abortada, é que no evento sejam vacinados um idoso e um profissional de saúde. Ela perdeu força porque se confrontaria com o desejo do governo que todos os estados começem a vacinar ao mesmo tempo.

Se pelo menos uma for autorizada, a vacinação deverá se iniciar no dia 23 ou 24 de janeiro. O motivo é que é preciso contar cinco dias a partir do começo de sua distribuição de modo que todos os estados possam começar a vacinar simultaneamente.

Amanhã, um avião da companhia Azul sai rumo a Índia para buscar os dois milhões de doses da Astrazeneca, o que faz com que a partir de sábado, quando elas devem chegar no Brasil, já haja vacinas da farmacêutica inglesa em solo brasileiro. Elas se juntarão às 10 milhões de doses prontas da Coronavac e deverá ser com elas que a vacinação terá incío no país.

Fonte: CNN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia