Carteira Digital de Trânsito: saiba como fazer cadastro e baixar

Foto: Carolina Alonso/ Detran MT

Os motoristas do país conseguem acessar sua carteira de habilitação e documento do veículo de modo digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para começar a usar é necessário fazer um cadastro e seguir algumas orientações. Então, após conferir como fazer o cadastro da Carteira Digital de Trânsito, é possível baixar a CNH Digital e CRLV Digital, os quais têm a mesma validade dos documentos impressos.

O que é a Carteira Digital de Trânsito?
A Carteira Digital de Trânsito se trata de um aplicativo que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo que está no nome do cidadão, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Esses documentos em formato digital têm a mesma validade que os impressos.

Por meio dessa plataforma, os motoristas têm a opção de compartilhar o documento digital do veículo com as pessoas que também fazem uso dele.

O aplicativo pode ser usado pelos motoristas que têm a CNH com QR Code na parte de trás. Estão com esse código as carteiras emitidas de maio de 2017.

Como baixar?
Antes do cadastro da Carteira de Trabalho Digital é necessário baixar a plataforma. Para isso, o cidadão deve acessar a loja de aplicativos de seu celular, sendo assim a Play Store ou Apple Store. Na barra de pesquisa, é preciso digitar “Carteira Digital de Trânsito”, feito isso o aplicativo aparecerá em destaque na tela. Então basta clicar em “Instalar” e aguardar o download.
Como cadastrar a Carteira Digital de Trânsito?
Então, depois de baixar o aplicativo é o momento de fazer o cadastro da Carteira Digital de Trânsito. Ao abrir a plataforma, o usuário deve clicar no botão azul escrito “Entrar com gov.br”, que se trata de uma conta de acesso único a variados serviços digitais do governo federal. Quem não tem essa conta deve efetuar um cadastro antes de seguir com as orientações.

O próximo passo é indicar o CPF e a senha da conta gov.br, bem como clicar em “Entrar”. Feito isso, aparecerá uma mensagem de que é preciso atualizar o cadastro do gov.br para usar o aplicativo. O usuário deve então indicar seu número de celular e clicar em “Enviar código”.
Depois disso, o motorista deve verificar o SMS recebido e indicar o número do código que consta na mensagem no campo “Código de confirmação SMS” do aplicativo. Em seguida, clicar em “Validar código”. Se o número indicado for o correto aparecerá a mensagem de “Número de celular confirmado com sucesso”.

Na próxima tela, deve aparecer uma solicitação de autorização para a utilização de alguns dados pessoais. Bem como um link para os termos de uso e a política de privacidade. Para finalizar, o usuário deve clicar em “Autorizar”. Ao seguir esse passo a passo, o motorista consegue efetuar o seu cadastro na Carteira Digital de Trânsito.

Quais os serviços da Carteira Digital de Trânsito?
Entre as funcionalidades do aplicativo, está a opção de compartilhar o documento do veículo, assim como indicar quem é o principal condutor. Há também a possibilidade de gerar o boleto das infrações, obtendo desconto.

Como dito, é por meio dessa Carteira Digital de Trânsito, que os motoristas conseguem acessar sua CNH Digital e seu CRLV Digital. Saiba como baixar esses documentos:

Como baixar a CNH Digital?
Depois do cadastro da Carteira Digital de Trânsito, o motorista consegue baixar a sua CNH Digital ao fazer login no aplicativo. Esse procedimento é possível por meio do uso do Certificado Digital ou ainda com reconhecimento facial. Caso o cidadão não tenha sucesso nessas duas alternativas, deve fazer a validação pessoalmente no Detran.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar em “Habilitação”. Em seguida, apertar no item de “Toque para baixar sua CNH”.
Depois disso, o usuário deve indicar o número de registro e o código de segurança da CNH e então realizar o cadastro da chave de acesso, com quatro números. Ao seguir com as orientações, há a opção de baixar o documento a partir de leitor biométrico.

Como baixar o CRLV Digital?
Para baixar o documento do veículo pelo aplicativo, o motorista precisa clicar na opção de “Veículos” na tela inicial. Na próxima página deve clicar em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.
O próximo passo é informar o número do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, e o número de segurança do CRV, sigla para Certificado de Registro de Veículo. Para prosseguir, deve-se clicar em “Adicionar”.
Também será preciso cadastrar uma chave de acesso, caso esse procedimento ainda não tenha sido feito. Ademais, a plataforma também permite realizar o acesso ao documento através do leitor biométrico.

Nota-se que quando o botão “CRLV” está na cor amarela, significa que o documento do veículo não foi baixado. Após efetuar o download, o botão fica na cor verde. Por fim, para visualizar o documento baixado, a orientação é clicar no botão “CRLV”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia