Ufba aparece em ranking de universidades com melhores cientistas da América Latina

Ufba aparece em ranking de universidades com melhores cientistas da América Latina
Foto: Dário Guimarães/Metropress

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece em 20º lugar entre as melhores universidades em um ranking internacional que avalia os cientistas mais influentes da América Latina. As informações são do jornal Correio.

O índice avalia o número de cientistas reconhecidos pelo sistema AD Scientific Index, entre 10 mil selecionados. A UFBA possui 96 pesquisadores reconhecidos pelo ranking.

Os critérios utilizados ​​para classificar são: o número de cientistas na lista dos 10 mil melhores, o número de cientistas na lista dos 100 mil superiores e a quantidade de pesquisadores listados no Índice Científico AD.

Outras instituições baianas aparecem na lista: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica aparece em 177ª posição, com quatro pesquisadores reconhecidos. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aparece em 243º, com três pesquisadores. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, o Ifbaiano, campus de Catu, no Recôncavo, aparece em 353º lugar, com um pesquisador reconhecido.

Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aparece em 446º, com um pesquisador. Logo em seguida, em 447º lugar, aparece a Universidade Federal do Oeste da Bahia, também com um pesquisador reconhecido.

Três universidades brasileiras lideram o ranking: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Unicamp. A USP possui 2.134 pesquisadores; já a Unesp aparece em 2º lugar, com 572 profissionais, e a Unicamp em terceiro, com 556.

Outra universidade do Nordeste aparece na lista: a federal do Ceará (UFC) aparece em 14º com 133 pesquisadores reconhecidos pelo sistema avaliativo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia