Coelba dá dicas para economizar energia no Natal; confira

Seguindo a tradição cristã, muitas famílias iniciaram a montagem das árvores de Natal no último domingo (28), o primeiro do período do Advento. Os enfeites que deixam a data comemorativa ainda mais bonita e alegre, geralmente, são acompanhados de luzes e pisca-piscas. Por isso, é preciso seguir algumas orientações para economizar energia durante o período.

Para ajudar os consumidores a terem hábitos eficientes nas festividades natalinas, a Neoenergia Coelba separou quatro dicas. Confira:

– Verifique a potência dos produtos

No caso dos enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto, dada em watts (W) e indicada na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência maior também será o consumo de energia.

– Dê preferência às lâmpadas de LED

Se for comprar alguma decoração luminosa, outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, apresentam menor potência e com maior durabilidade que as convencionais.

– Reduza o tempo de uso dos pisca-piscas

Por mais bonito que seja, é importante usar com consciência os pisca-piscas, seja na área interna ou externa da residência. Por exemplo: um conjunto padrão de 100 micro lâmpadas, com 50W de potência, consome 16,5 kWh/mês, se ligado por 11 horas diárias. Neste caso, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês.

– Desligue os enfeites ao sair de casa e na hora de dormir

Quando não há pessoas circulando na residência, não é necessário que as decorações fiquem acesas. Desligar os enfeites ao sair da residência e na hora de dormir é importante para diminuir o consumo e evitar acidentes.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia