Governo lança primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil

O primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil — lançado em 2019 e que substituirá o Mais Médicos — foi publicado nesta sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).

A banca examinadora da prova será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), e cerca de 4.057 médicos bolsistas e 595 tutores médicos poderão ser beneficiados.

As provas objetivas serão realizadas em todas as capitais do país no dia 6 de março.

O objetivo do programa é atender às regiões vulneráveis, isoladas e de difícil provimento no país.

De acordo com a nota do ministério, todos os médicos aprovados no processo seletivo vão contar com uma especialização em medicina da família e comunidade, para oferecer atendimento de mais qualidade às famílias.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da Adaps, Raphael Câmara, que também é secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, “além das condições de trabalho serem mais atrativas, o processo vai selecionar médicos mais capacitados para a atenção primária.”

Os profissionais serão contratados no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de contarem com incentivos financeiros e não financeiros previstos no Plano de Cargos, Carreira e Salários da Adaps e com salário base de R$ 12,6 mil, sendo a remuneração ampliada por benefícios.

Quem pode participar
Todos aqueles que estejam registrados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) podem participar do programa.

Aos candidatos a tutores médicos, também será exigido certificado de conclusão de residência em medicina de família e comunidade ou clínica médica, ou até mesmo título de especialista em medicina de família e comunidade, emitidos pela Associação Médica Brasileira (AMB).

As inscrições se iniciam às 10h do dia 10 de janeiro, e vão até às 23h de 6 de fevereiro, no horário de Brasília, e devem ser feitas no site do IBFC. O valor será de R$ 53,00 e o boleto deverá estar pago até o dia 7 de fevereiro.

Os candidatos que precisarem de isenção, deverão solicitá-la entre os dias 10 e 12 de janeiro até às 23h. Além disso o programa destinará 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Com informações do Ministério da Saúde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia