Atenção! Veja situações que podem bloquear seu Vale Gás

Botijão de gás
Foto: reprodução

Milhões de brasileiros perderam o benefício do Vale Gás entre fevereiro e abril deste ano. As razões não foram explicadas,  mas existem indícios que podem nos ajudar a entender os motivos do cancelamento que afetou os brasileiros.

A maioria dos cancelamentos do programa se deve a cidadãos que não conseguiram cumprir suas obrigações exigidas. Mais da metade de todos os benefícios que foram cancelados se deu em razão de esses indivíduos não terem cumprido os requisitos necessários.

Segundo o Ministério da Cidadania, uma das principais formas de tentar entrar no Vale Gás nacional é aderir ao CadÚnico.

Essa é uma lista do governo federal que reúne todos os nomes de cidadãos que, por estarem em situação de vulnerabilidade social ou econômica, precisam ser aprovados para auxílio financeiro destinado à moradia. É a partir dessa lista que serão tomadas as decisões sobre quem aprovar.

É importante que o cidadão possa atualizar a lista de domicílios sempre que houver uma mudança em sua família. Se ele não atualizar essas informações, eles podem acabar encontrando inconsistências em suas próprias análises.

Vamos supor que você conseguiu um emprego e não relatou a troca no CadÚnico. Nesse caso, o governo pode não conseguir encontrar esses dados em nenhuma das formas usuais, então eles terão que usar outros canais, como o Ministério do Trabalho. Caso seja encontrada uma anotação em carteira não comunicada, esse registro pode gerar a perda do benefício.

Quando devo atualizar o Cadúnico

As atualizações da lista de solicitações ocorrerão a cada dois anos. Fazer isso é importante para evitar que fique muito longo. Todos os usuários devem ficar atentos a esse cronograma e fazer os ajustes necessários para evitar problemas.

Para quem faz parte de programas como o Auxílio Brasil, a recomendação é que a atualização aconteça pelo menos uma vez por ano. Assim, os cidadãos estarão menos propensos a perder benefícios devido à inconsistência nas informações.

Atualize seus dados sempre que houver uma mudança estrutural na família. Óbitos, nascimentos, mudanças de endereço e assinatura de carteira de trabalho são apenas alguns exemplos.

O Vale Gás nacional

Alguns benefícios do Vale Gás foram pagos esta semana, portanto, se você tiver o número NIS final de 1, poderá receber seu dinheiro.

Aqui está como funciona! Quatro grupos de pessoas poderão aproveitar o dinheiro esta semana. Na segunda-feira, 18, são os usuários com a certificação NIS final 3. Na terça-feira é a vez dos usuários que possuem a certificação NIS final 4. Devido ao feriado nacional desta semana, as trocas NIS retornarão apenas na sexta-feira, 22.

Fonte: infomais



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia