Bolsonaro teme impacto eleitoral se vetar bagagem gratuita em voos, diz coluna

Foto: Reprodução / Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está preocupado com a possibilidade de ter que vetar novamente o retorno do despacho gratuito de bagagem em voos no Brasil. A medida já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e será votada em breve pelo Senado, segundo informações do Metrópoles.

Bolsonaro teme que a impopularidade da decisão às vésperas do início de uma campanha eleitoral acirrada seja prejudicial. O temor é que o veto dê ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário, munição para capitalizar sobre o alto preço das passagens aéreas.

O presidente pediu, então, ao relator no Senado da medida provisória sobre o tema, Carlos Viana (PL-MG), que retire da proposta o artigo que volta a proibir que malas despachadas em voos no Brasil tenham taxa extra.

Caso o texto acabe em suas mãos, o presidente da República admite que terá de barrar a volta da gratuidade no despacho de bagagem. Não seria a primeira vez que um veto do presidente sobre o assunto causa polêmica. Em 2019, após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizar o início da cobrança de bagagens em voos no Brasil, o Congresso Nacional tentou, por meio de medida provisória, retomar o despacho gratuito no país.

Na ocasião, o chefe do Planalto vetou o despacho gratuito. No veto, Bolsonaro alegou que a gratuidade não tinha relação com a MP, que originalmente autorizava até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas no Brasil.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia