STF diz que Fachin vê com “muita preocupação” operação que matou 25 pessoas no RJ

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin manifestou, nesta quinta-feira (25) “muita preocupação” com a operação policial no Rio de Janeiro, que matou 25 pessoas. A ação foi a mais mortal deste ano no estado.

Fachin é o relator de uma ação que determinou ao governo do Rio de Janeiro a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em operações no estado.

A operação aconteceu nesta terça (24), e os agentes buscaram prender chefes de uma fação criminosa escondidos no complexo.

“Ao procurador [do Rio], o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem”, informou o STF nesta quarta. “Mas [Fachin] informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação”, acrescentou.

No ano passado, o STF decidiu que, para a realização de operações policiais é preciso comunicar ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) com antecedência ou até 24 horas após a ação. Nesta terça-feira, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou que houve migração de bandidos de outros estados para o Rio de Janeiro e atribuiu isto à decisão do Supremo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia