Uso do celular no trânsito aumenta riscos de acidentes

Somente na Bahia foram registradas mais de 12 mil infrações por uso do aparelho no trânsito

Uso do celular no trânsito aumenta riscos de acidentes

Quando o assunto é direção, segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Mas nem sempre é o que vemos quando saímos às ruas. Por mais que existam diversos fatores que possam causar acidentes envolvendo veículos, o principal deles é o descuido dos motoristas – especialmente o uso do celular no trânsito, uma das maiores causa de colisões e atropelamentos atualmente nas ruas e estradas brasileiras.

De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.

Diminuição da atenção

A capacidade que possuímos de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é bem limitada. Por mais que seja possível coordenar certos movimentos corporais distintos, quando o assunto envolve nossa atenção, isso se torna quase impossível.

Ao desempenhar certos tipos de atividades que necessitam de nossa total atenção, é fundamental evitar qualquer atitude que desvie nosso foco. E isso torna o celular um grande inimigo do motorista consciente.

Dirigir com segurança exige total atenção do condutor. Ao utilizar o celular no volante, você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito.

Esse fator tem sido crucial para o alto índice de acidentes em todo o mundo. É importantíssimo investir na conscientização de todo motorista, pois não é apenas a sua própria vida que está em jogo.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias