Uso do celular no trânsito aumenta riscos de acidentes

Somente na Bahia foram registradas mais de 12 mil infrações por uso do aparelho no trânsito

Quando o assunto é direção, segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Mas nem sempre é o que vemos quando saímos às ruas. Por mais que existam diversos fatores que possam causar acidentes envolvendo veículos, o principal deles é o descuido dos motoristas – especialmente o uso do celular no trânsito, uma das maiores causa de colisões e atropelamentos atualmente nas ruas e estradas brasileiras.

De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.

Diminuição da atenção

A capacidade que possuímos de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é bem limitada. Por mais que seja possível coordenar certos movimentos corporais distintos, quando o assunto envolve nossa atenção, isso se torna quase impossível.

Ao desempenhar certos tipos de atividades que necessitam de nossa total atenção, é fundamental evitar qualquer atitude que desvie nosso foco. E isso torna o celular um grande inimigo do motorista consciente.

Dirigir com segurança exige total atenção do condutor. Ao utilizar o celular no volante, você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito.

Esse fator tem sido crucial para o alto índice de acidentes em todo o mundo. É importantíssimo investir na conscientização de todo motorista, pois não é apenas a sua própria vida que está em jogo.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia