Brasil não fará vacinação em massa contra a varíola dos macacos

Mesmo com surgimento de casos, país decidiu seguir recomendação da OMS

Foto: reprodução

Com a disseminação da varíola dos macacos em várias partes do mundo, Estados Unidos, Canadá e países da Europa começaram a implementar a vacinação contra a doença. No Brasil, o imunizante ainda não está disponível e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não haverá vacinação em massa, apenas a de bloqueio para os contactantes, que são aquelas pessoas que tiveram contato com alguém infectado.

Como resultado de muitas pesquisas, vacinas mais seguras e eficazes foram desenvolvidas para a varíola, chamadas de segunda e terceira geração, das quais algumas podem ser úteis para a varíola dos macacos. Porém, segundo a OMS, apenas a MVA-BN foi aprovada para a prevenção da varíola dos macacos até o momento.

Entre os sinais e sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Ainda não há tratamento específico para a infecção.

A varíola dos macacos é uma doença viral e endêmica na África Central e Ocidental, mas que nos últimos meses registrou casos em diversos países, principalmente na Europa. Os casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram recentemente para países europeus.

Fonte: Bahia.ba

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia