Foto antiga de Lula com piloto preso por transportar drogas volta a circular nas redes sociais

Ex-governador Zeca do PT confirmou à CNN que imagem é de 1998; caso não tem relação com avião apreendido com cocaína no último domingo (3).

Da esquerda para a direita, Zeca do PT, o piloto Nélio Alves e Lula, em foto de 1998
(Foto: Reprodução)

Uma foto de 1998 que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Mato Grosso do Sul e pré-candidato a deputado estadual Zeca do PT e um piloto que, em 2020, foi preso após ser interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) por transportar cocaína tem circulado nas redes sociais e grupos de Whatsapp.

O texto que acompanha a imagem identifica Zeca do PT à esquerda, o piloto Nélio Alves ao centro e Lula à direita. Eles estão sentado em um banco de madeira. A legenda diz que Alves foi “preso ontem, depois que a aeronave que pilotava, com 510 kg de cocaína, foi interceptada pelos pilotos do Esquadrão Flecha e obrigada a pousar”.

O caso citado pela imagem ocorreu em agosto de 2020. Segundo informações oficiais da época, Nélio Alves de Oliveira foi preso após tentar fugir de caças da FAB antes da aeronave que pilotava ser apreendida com 516 kg de cocaína. Ele já foi vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

A imagem associa o caso a outra apreensão de drogas ocorrida no domingo (3), quando um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, no Mato Grosso do Sul, foi obrigado a fazer um pouso forçado no interior de São Paulo. A Polícia Federal (PF) apreendeu 663 kg de pasta base de cocaína. As duas pessoas que estavam na aeronave fugiram. O caso, porém, não tem relação com o piloto Nélio Alves, que aparece na fotografia ao lado do ex-presidente.

Zeca do PT confirmou à CNN que a foto é verídica. Segundo ele, a imagem foi tirada na fazenda do atual prefeito de Porto Murtinho (MS), Nelson Cintra. Ainda de acordo com o ex-governador, nem ele nem Lula têm proximidade com o piloto Nélio Alves.

“A foto foi feita em 1998, o ano em que fui eleito governador. Ela foi tirada lá no Pantanal, na fazenda do atual prefeito Nelson Cintra, que é casado com uma mulher da família Coelho, a família mais rica que tem do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Segundo ele, o homem que aparece no centro da foto era piloto de um membro da família Coelho.

“Não tem nada a ver com nós. Ele [Nélio Alves de Oliveira] estava lá como piloto, pediu para tirar foto com o governador [eleito] e com o Lula. Nós batemos [a foto] com ele num flutuante. O Lula nem sabe quem é o cara”, disse.

Zeca do PT classificou as insinuações de ligação dos petistas com o piloto como “fake”, “mentira”, e “canalhice”.

Fonte: CNN

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia