Desigualdade de renda sobe pelo 17º trimestre e é recorde

SAO PAULO, SP, BRASIL, 28-02-2008, DESIGUALDADE SOCIAL – Vista da favela de Paraisopolis, na zona sul de Sao Paulo, com predios de alto padrao do bairro do Morumbi ao fundo. (Foto: Apu Gomes)

A desigualdade de renda dos trabalhadores aumentou nos 3 primeiros meses de 2019 e atingiu o maior nível em ao menos 7 anos. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) do IBGE e divulgado pelo jornal Valor Econômico nesta 2ª feira (20.mai.2019).

O índice de Gini –que mede o grau de desigualdade em uma escala entre 0 e 1, sendo 0 a igualdade perfeita e 1 a maior desigualdade possível– do rendimento domiciliar per capita do trabalho no 4ª trimestre de 2018 foi 0,625. O valor dos 3 primeiros meses deste ano aumentou para 0,627.

O aumento se deu pelo 17º trimestre consecutivo. E é o maior da série histórica, desde o 1º trimestre de 2012. Na época, o índice marcava 0,608. O menor crescimento da série foi percebido no 4º trimestre de 2013, quando estava em 0,598.

Ao jornal, Daniel Duque, pesquisador do Ibre/FGV e autor do levantamento, afirmou que a desigualdade foi potencializada pela crise no mercado de trabalho. E que a maioria das vagas foram concentradas entre pessoas com melhores qualificações e experiências.

“O desalento [desistência na busca de 1 emprego] vem batendo recorde e ajuda a explicar por que, mesmo com redução do desemprego no ano passado, a desigualdade seguiu crescendo. São pessoas que estão em domicílios já de menor qualificação, de menor renda, e que desistiram de procurar trabalho”, disse Duque.

O pesquisador aponta que o crescimento foi 1 pouco mais lento nesses 3 primeiros meses, e que isso pode indicar um recuo do índice ainda neste ano. Também afirma que para isso seria necessário a aprovação do projeto de reforma da Previdência.

*Poder360



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia