Consultoria realizada com intermédio do Sebrae gera economia em indústria de Santo Antônio de Jesus

Em quatro meses, a Bolos Frei economizou mais de R$ 7mil por mês somente folha de pagamento

 

A preocupação com o desempenho e posicionamento da sua empresa fez com que o empreendedor Luiz Andrade Júnior, da Bolos Frei, em Santo Antônio de Jesus, procurasse participar da consultoria do programa Lean Manufactoring, com o intermédio do Sebrae. Há um ano e meio no mercado, a empresa do ramo da indústria de panificação já colhe os frutos da decisão orientada pelo Sebrae, que proporcionou resultados expressivos para o negócio.

“A consultoria foi muito positiva, me ajudou em muitos aspectos como na economia de desperdício, de mão de obra, material e tempo. Posso afirmar que melhorei o desempenho de minha empresa em 80%”, comemora Andrade Júnior.

O empreendedor lembra que o escoamento de seus produtos vai de Itabuna (BA) a Aracaju (SE) e compara o período junino de 2018 com o deste ano, enxergando um ganho importante com a economia alcançada.

“Só para se ter uma ideia, no mês que mais produzimos, em junho, consegui produzir o dobro do ano passado com a metade das pessoas. No ano passado, trabalhamos na madrugada e teve dia de terminar às cinco da manhã. Neste ano, às 19h já tínhamos encerrado a produção”, detalha.

Durante quatro meses de consultoria, entre fevereiro e maio, o empreendedor explica que foi possível economizar R$ 7,8 mil por mês nos custos com folha de pagamento (praticamente o custeio da consultoria).

Para Andrade Júnior, o Sebrae é um importante aliado para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios como o dele. “O trabalho do Sebrae é muito importante, ajuda muito, e se você quiser montar um negócio sem expertise nenhuma, procurando o Sebrae eles vão te dar uma luz no caminho. Hoje, para tudo que faço na empresa procuro o Sebrae”, elogia.

Boneco de Olinda

Descontraído, o empreendedor comparou sua empresa antes da consultoria a um boneco de Olinda, que crescia, mas não tinha musculatura. Identificando as necessidades de sua fábrica, o consultor usou estratégias para a otimização de recursos, promovendo uma economia expressiva.

“O consultor, através das metodologias, avaliou toda a nossa linha de produção e começou a mexer nos desperdícios. Modificamos processos desde a estrutura de layout da fábrica a serviços, pessoas, formas de fazer e organizar. Tive economia desde a energia e água até quantidade de colaboradores. Se não fosse a consultoria, posso afirmar que, certamente, não duraria mais do que três anos com minha empresa”, destaca.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, lembra que a consultoria é fruto de uma parceria do Sebrae com o Senai Cimatec, que proporciona intervenções baseadas num conceito de fábrica modelo.

“É uma consultoria na qual é feito um trabalho de qualificação dentro de uma fábrica modelo e um acompanhamento na empresa para adequar processos. O foco é na redução de custos da empresa para que esta seja mais eficiente no trabalho”, aponta.

Ainda para o gerente, o case de sucesso do empreendimento chama a atenção pelo desenvolvimento célere da empresa com as adequações feitas na consultoria. “O caso da Bolos Frei é interessante, porque somente no primeiro mês, o empreendedor economizou o equivalente a praticamente o valor que investiu na consultoria, então é uma ação que traz um resultado muito específico”, conclui.

Rafael Lopes / Agência Sebrae de Notícias Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia