Vendas no varejo baiano devem crescer com a chegada do Dia das Crianças

Foto: Secom/Prefeitura de Salvador

As vendas no setor do comércio infantil deve crescer 5% no mês de outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado, com a chegada do Dia das Crianças. É o que espera a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). Os cálculos foram feitos a partir das informações da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Bahia em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda (Sefaz).

O setor que deve ter mais destaque é o de vestuário, tecidos e calçados. A estimativa é de que as vendas aumentem em 18% no contraponto anual. Por ser produtos com preços mais acessíveis e, normalmente, que não tem necessidade de parcelamento, esse setor é sempre o que se destaca nas datas comemorativas do varejo ao longo do ano.

Em seguida, o setor de eletrônicos, que também segue em alta, tem uma estimativa de aumento de 10% nas vendas. De acordo com a federação, os pais tendem a comprar celulares, tablets e jogos eletrônicos para os filhos nessa data. Esses itens foram beneficiados com a redução de impostos e isso já se reflete no preço praticado no varejo.

As outras atividades podem cair em 9% em comparação anual. O setor de brinquedos e materiais esportivos está nele. Além disso, as vendas de combustível, por exemplos, também pode influenciar no resultado.

Sem empregos temporários

De acordo com o consultor econômico, Guilherme Dietze, da Fecomércio-BA, não há sinais, por enquanto, de que terão contratações específicas para a data. Segundo ele aponta, o Dia das Crianças tem uma relevância menor para o varejo e para setores específicos e, por isso, não deve influenciar tanto nos números dessa época.

Por outro lado, Dietze diz que que por mais que os dados não sejam especificamente para o Dia das Crianças, e sim para o mês de outubro, os números mostram uma tendência importante de que há um ritmo maior de consumo. “A liberação dos recursos do FGTS e PIS/PASEP pode ser um influenciador de resultados positivos no varejo no segundo semestre. O índice de Intenção de Consumo de Salvador já dá sinais de recuperação no mês de agosto e pode ser que a tendência se mantenha ao longo do segundo semestre, favorecendo as vendas para o Dia das Crianças”, conclui o economista.

*Bahia.Ba



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