Governo vai prorrogar programa de redução de jornada e salário, diz Bianco

Foto : Frederico Haikal

 

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, informou que o governo federal vai prorrogar o programa de manutenção de emprego que permite a redução de jornada e salário de trabalhadores, em comum acordo com o empregador. “O BEM (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) vai ser prorrogado e vai vir por meio de decreto presidencial”, disse.

O BEM é o recurso pago para complementar a renda de trabalhadores que aceitarem os acordos de redução proporcional da jornada e do salário, o de suspensão temporário do contrato de trabalho. O secretário participou de coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29) para comentar os dados de emprego formal do país, publicados pelo Caged.

De acordo com o Ministério da Economia, até a última sexta-feira (26), os acordos já ultrapassavam os 11,6 milhões.

Bianco explicou ainda que, embora ainda em estudo, a ideia é que o programa seja prorrogado em mais dois meses e a redução da jornada por mais um mês. No caso da mudança dos termos em relação aos acordos originais, serão necessários novos acordos entre empregado e empregador. “Com a prorrogação que estamos desenhando, a gente entende que vai servir de maneira suficiente para que continuemos evitando as demissões”, completou.

Ele ainda destacou que a equipe econômica trabalha em um novo programa para o cenário pós-crise focado na geração de empregos.

*CNN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia