Cédula de R$ 200 entra em circulação na tarde desta quarta

A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começa a circular nesta quarta-feira (2/9). Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades. Ainda não foi divulgada a imagem da nova cédula.

A cerimônia de lançamento das novas cédulas será às 13h30 de hoje e será transmitida pelo canal do BC no YouTube.

De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda. Com cédulas de valor maior, as pessoas poderão sacar valores maiores com menos emissão de papel.

O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país. O anúncio da criação da cédula, porém, rendeu memes e campanhas na internet.

Uma delas pedia que a cédula fosse estampada com um cachorro vira-lata caramelo, argumentando que o animal está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros. Um abaixo-assinado criado com esse objetivo foi assinado por mais de 140 mil pessoas.

Fonte: revista Pequenas Empresas