Banco do Brasil deixará de oferecer serviços nas lotéricas a partir de novembro

Os dois maiores bancos públicos, Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal, se desentenderam e vão colocar fim no acordo para uso compartilhado de terminais de autoatendimento e lotéricas em todo o país. Conforme comunicado distribuído pelo BB, a parceria, que vigora há anos, acabará no dia 18 de novembro.

Segundo interlocutores, a Caixa tentou refazer o contrato e reajustar o valor cobrado pelas operações, mas o BB considerou o aumento elevado e chegou à conclusão que não valeria a pena manter o acordo. Na avaliação do banco é mais vantajoso ampliar a rede de correspondentes (Rede Mais BB) nos municípios dependentes do uso compartilhado dos equipamentos com a Caixa.

Também teria pesado na avaliação as novidades que serão estabelecidas com o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, Pix, que passa a funcionar no dia 16 de novembro. A expectativa do Banco Central é que a partir do primeiro semestre de 2021, qualquer estabelecimento comercial possa oferecer a opção de saque aos correntistas. Com isso, o saque nas lotéricas perderá relevância, disse a fonte.

O acordo encerrado permite saques em espécie e pagamento de boletos a partir das retiradas nas lotéricas, além de consulta aos saldos das contas. Dessa forma, o BB remunerava à Caixa pelas operações e vice-versa. Ou seja, o fim da parceria é prejudicial aos clientes dos dois bancos.

Segundo fontes ligadas à Caixa, o objetivo da instituição ao renegociar o contrato com o BB era dar sustentabilidade à rede lotérica. Foi proposto um ajuste contratual que garantisse o equilíbrio econômico do contrato, mas o Banco do Brasil não aceitou, disse um técnico. Diante disso, a Caixa optou por rescindir a parceira, conforme é previsto no contrato por uma das partes.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia