China suspende importações de carne suína do Brasil por preocupação com Covid-19

A China suspendeu as importações provenientes de uma fábrica de carne suína operada pela Aurora Alimentos por preocupações relativas ao coronavírus, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta segunda-feira.

O Ministério da Agricultura confirmou que foi informado pelas autoridades chinesas, no dia 28 de dezembro, sobre a suspensão da habilitação da planta de suínos, conforme comunicado enviado à Reuters.

O ministério disse que a China “solicitou informações sobre os casos de Covid-19 no estabelecimento”, sem dar mais detalhes.

A ABPA afirmou que está oferecendo suporte à Aurora e fornecendo ao Ministério da Agricultura informações cujo envio a autoridades chinesas possa ser necessário para que a proibição seja revertida.

“A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita”, disse a entidade. “Todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa –que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19– foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas.”

A unidade da Aurora afetada pela suspensão está localizada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, afirmou a ABPA. A China já realizou suspensões semelhantes contra outros frigoríficos brasileiros, incluindo JBS e BRF, mas algumas das proibições já foram removidas.

A ABPA reiterou que não há comprovação científica de risco de contaminação de Covid-19 por meio do consumo de alimentos.

 

Fonte: Estadão/Política Livre



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia