Ministério do Trabalho lança seguro-desemprego 100% digital; confira como irá funcionar

 

Os cidadãos já podem pedir o seguro-desemprego sem precisar ir a um órgão do governo, fazendo o processo 100% pela internet.

O Governo tem trabalho em vários âmbitos para tentar desburocratizar tais processos e, com isso, também desonerar o sistema. Em 2016, o Ministério do Trabalho solicitou apoio à Dataprev para desenvolver o Portal Emprega Brasil, com novos serviços e com o principal objetivo de melhorar o autoatendimento para o trabalhador. “O seguro-desemprego 100% web faz parte do mesmo projeto. É um novo modelo de atendimento, com o uso de inteligência para evitar riscos e garantir a segurança de todo o processo”’, ressaltou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães.

No ano passado, o Portal passou a permitir que a solicitação fosse feita pela internet, mas era preciso que o cidadão ainda fosse a um posto de atendimento para validar os dados. A mudança, agora, é que todo este processo de validação passou a ser digital.

Ao todo são 600 mil requerimentos por mês, em média. Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

Como fazer?

Os interessados precisam seguir alguns passos:

  • Primeiro, fazer o cadastro no site Portal Emprega Brasil. Caso você já tenha um, basta informar usuário e senha;
  • Em seguida, clique em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informe o número do requerimento que está no comunicado de dispensa;
  • O próximo passo é preencher as informações de dispensa divididos em 8 etapas;
  • Após isso, é somente preciso clicar em confirmar a solicitação do benefício a aguardar o recebimento.
  • O usuário também recebem um comprovante de solicitação que pode ser usado para confirmar a transação caso haja algum problema.

Fonte: Ministério do Trabalho



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