Antecipação do 13º salário dos aposentados de 2021 já tem data

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem receber a primeira e segunda parcela da gratificação anual nos meses de maio e junho. A antecipação 13º salário dos aposentados em 2021 foi confirmada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, em declaração dada no dia 28 de abril. O pagamento antecipado do benefício dependia da aprovação do Orçamento deste ano.

Antecipação do 13º salário deve sair em maio e junho

Com a antecipação do 13º salário dos aposentados 2021, espera-se que a primeira parcela seja paga no mês de maio e a segunda no mês de junho. Apesar da sinalização dada por Bruno Bianco, a medida ainda precisa ser confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O pagamento antecipado deve beneficiar cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas, segundo o secretário. Ao passo que, o custo será de cerca de R$ 56 bilhões. A medida tem como finalidade colaborar com o enfrentamento das consequências da pandemia da Covid-19 na economia.

Calendário da antecipação 13º salário dos aposentados 2021

Caso a antecipação 13º salário dos aposentados 2021 seja de fato confirmada para os meses de maio e julho, o pagamento deve ocorrer em conjunto com o calendário do INSS. Nesse cronograma, os cidadãos que recebem até um salário mínimo pegam o dinheiro antes daqueles que recebem acima disso. Confira o período de pagamento das duas partes:

  • 1ª parcela: pagamento entre os dias 25 de maio e 08 de junho;
  • 2ª parcela: pagamento entre 24 de junho e 07 de julho.

Quem recebe um salário mínimo, ou seja, R$ 1,1 mil pega o dinheiro no final do mês, que se refere ao mês em que a competência está sendo paga. Ao passo que os demais beneficiários recebem os valores no mês seguinte ao da competência que está sendo paga.

Além disso, os beneficiários são divididos de acordo com o final do número de benefícios. O qual trata-se de uma sequência de dez dígitos que identifica o benefício do aposentado ou pensionista. Para saber o número final, deve-se desconsiderar o dígito que vem após o traço. Esse número pode ser encontrado na carta de concessão do benefício e também pode ser consultado no aplicativo Meu INSS.

Datas de pagamento para quem ganha até um salário mínimo

Confira então, quando vão ocorrer os depósitos da antecipação do 13º salário dos aposentados 2021 para quem ganha até um salário mínimo.

  • Benefício de final 1: primeira parcela em 25 de maio e segunda em 24 de junho
  • Benefício de final 2: primeira parcela em 26 de maio e segunda em 25 de junho
  • Benefício de final 3: primeira parcela em 27 de maio e segunda em 28 de junho
  • Benefício de final 4: primeira parcela em 28 de maio e segunda em 29 de junho
  • Benefício de final 5: primeira parcela em 31 de maio e segunda em 30 de junho
  • Benefício de final 6: primeira parcela em 1º de junho e segunda em 1º de julho
  • Benefício de final 7: primeira parcela em 02 de junho e segunda em 02 de julho
  • Benefício de final 8: primeira parcela em 04 de junho e segunda em 05 de julho
  • Benefício de final 9: primeira parcela em 07 de junho e segunda em 06 de julho
  • Benefício de final 0: primeira parcela em 08 de junho e segunda em 07 de julho

Datas de pagamento para quem ganha mais de um salário mínimo

Veja também as datas de pagamento da antecipação do 13º salário dos aposentados 2021 para aqueles que recebem benefício acima de um salário mínimo:

  • Benefício de final 1 e 6: primeira parcela em 1º de junho e segunda em 1º de julho
  • Benefício de final 2 e 7: primeira parcela em 02 de junho e segunda em 02 de julho
  • Benefício de final 3 e 8: primeira parcela em 04 de junho e segunda em 05 de julho
  • Benefício de final 4 e 9: primeira parcela em 07 de junho e segunda em 06 de julho
  • Benefício de final 5 e 0: primeira parcela em 08 de junho e segunda em 07 de julho

Pagamento não veio antes por atraso na aprovação do Orçamento

A ideia inicial do Ministério da Economia era começar a antecipação do 13º salário dos aposentados em 2021 logo no primeiro trimestre do ano. No entanto, isso não foi possível devido ao atraso na aprovação e sanção do Orçamento deste ano.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 foi aprovada no dia 25 de março. A lei gerou divergências em relação a redução de gastos com despesas obrigatórias e aumento de emendas parlamentares. Ao passo que foi sancionada apenas no dia 22 de abril, último dia do prazo estabelecido.

O pagamento antecipado do bônus ainda em abril não era viável, afinal a folha de pagamentos do INSS já havia sido fechada. Por isso, os depósitos devem iniciar em maio.

Em 2020, o 13º salário dos aposentados também foi antecipado. primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre os dias 25 de maio e 5 de junho. A medida também teve o objetivo de amparar aposentados e pensionistas diante das dificuldades econômicas na pandemia.

Todos os beneficiários do INSS devem receber o dinheiro

Todos os cidadãos que recebem benefícios previdenciários, devem pegar o dinheiro do 13º salário. O que inclui quem recebe aposentadoria ou pensão por morte, bem como auxílio-doença e salário-maternidade.

Nota-se ainda que, não tem direito ao bônus as pessoas que recebem benefícios assistenciais. Como é o caso do Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

*DCI



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia