Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos em 2021

Foto: Reprodução

 

O Impostômetro, medidor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que contabiliza a carga tributária paga pelos brasileiros, registrou na noite desta quarta-feira, 13, a marca de R$ 2 trilhões. Esse é o valor que foi pago pelos contribuintes aos governos federal, estaduais e municipais, desde 1º de janeiro de 2021.

Em 2020, este mesmo montante foi registrado no dia 22 de dezembro, o que significa, de acordo com a associação, que os brasileiros estão pagando mais impostos em 2021.

Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, a antecipação do registro em 70 dias neste ano deve-se a duas explicações básicas: a retomada econômica e a alta da inflação. “A retomada da atividade econômica, devido ao avanço da vacinação, é um dos principais fatores que levaram ao aumento do valor pago em impostos”.

O painel do Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP, para conscientizar os brasileiros sobre a carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade.

*Reportagem A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia