Cidadania divulga calendário do Auxílio Brasil de 2022; créditos vão começar no dia 18 de janeiro

No último dia útil do ano o Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamento do Auxílio Brasil de todo o ano de 2022. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1 em janeiro, por exemplo, os pagamentos vão começar no dia 18 de janeiro e terminarão no dia 23 de dezembro com o NIS de final zero.

Estão contemplados neste calendário mais 2,7 milhões de famílias, além das 14,5 milhões do mês passado. Procurado, o Ministério da Cidadania informou que zerou a fila de espera do ano de 2021.

“Com a medida, o Auxílio Brasil alcança mais de 17 milhões de famílias, o maior patamar de atendimento da história dos programas permanentes de transferência de renda do governo federal. A ação demonstra o compromisso desta gestão em garantir e ampliar continuamente o atendimento nas ações de proteção social para os cidadãos mais vulneráveis”, disse em nota.
É importante destacar que as parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Senão forem sacadas, as parcelas retornam aos cofres do governo. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a Mensagem Auxílio Brasil, com o valor do benefício a ser creditado.

Em caso de dúvidas sobre o programa, há três canais de atendimento: o número 121, do Ministério da Cidadania, que reúne informações e é a central para denúncias; o número 111, que é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa e congrega informações sobre o cartão e o saque do benefício; e, por fim, no aplicativo Auxílio Brasil.

Créditos começaram em novembro
Os pagamentos do programa substituto do Bolsa Família começaram em 17 de novembro, mesmo dia em que o governo liberou a última parcela do auxílio emergencial, instituído em razão da pandemia de Covid-19, mas nem todos foram contemplados. Em decreto, Bolsonaro prorrogou o benefício de R$ 400 até dezembro de 2022. O pagamento retroativo a novembro não vai ocorrer.

Os benefícios serão pagos por meio da conta poupança social ou por contas-correntes regulares. Quem for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá abrir, de forma automática, uma conta do tipo poupança social digital para receber o pagamento.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia