Pesquisa: 46% dizem gastar mais da metade da renda com luz e gás

Setor elétrico lança campanha contra o desperdício de energia
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em meio ao aumento do custo da energia por causa da crise hídrica do ano passado, 46% dos brasileiros afirmaram gastar mais da metade da renda com contas de luz e gás, aponta pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Outros 10% dos entrevistados disseram que toda renda é comprometida com esses custos, segundo Amanda Ohara, coordenadora da iniciativa e energia do iCS. O levantamento também aponta  que 49% passaram a tomar banhos mais curtos e 23% começaram a evitar o consumo de muita energia nos horários de pico.

“Outra coisa que capturamos foi que esse aumento da conta de luz está impactando o dia a dia de 90% das famílias, enquanto 40% já deixaram de comprar roupas, sapatos, eletrodomésticos para arcar com a energia e 22% deixaram de comprar alimentos básicos”, afirmou Amanda, em entrevista à CNN.

No último ano, de acordo com ela, 10% dos brasileiros passaram a usar lenha e 6%, carvão, o que totaliza 33 milhões de pessoas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia