Venda de carros novos cresce 10,5% em 2021; alta este ano deve ser de 5%

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A venda de veículos novos aumentou 10,5% em 2021, sobre o total registrado no ano anterior, quando – no começo da pandemia de Covid-19 – tanto a produção nas montadoras quanto a comercialização nas concessionárias se aproximaram de zero. O ano passado fechou com um total de 3.497.077 unidades emplacadas.

Em dezembro, todos os segmentos – automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões, motocicletas e implementos Rodoviários – avançaram no comparativo com novembro. Somando as categorias, foram vendidas 337.623 unidades (alta de 13,99% no comparativo mensal e queda de 7% frente ao mesmo mês de 2020.

Para o novo presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o ano foi marcado pela recuperação em todos os setores, afetado também pela escassez de matérias-primas que travaram a produção nas fábricas.

“Ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes na indústria, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos nas taxas de juros, que vêm impactando nos financiamentos. Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”, afirmou. A expectativa para este ano é de uma expansão de 5% frente a 2021.

Fonte: Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia