Lucro do FGTS tem novo calendário de pagamento; veja as datas


O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todos os trabalhadores que tiveram carteira assinada até dezembro de 2021, com saldo no FGTS. O lucro é creditado na conta dos trabalhadores brasileiros, com um valor adicional para cada R$ 100 em conta.

Apesar do recebimento do lucro, as regras para o saque são as mesmas consideradas pelo FGTS como um todo. Ou seja, não vai ser possível sacar a quantia quando o trabalhador bem entender, já que se trata de um fundo de garantia para segurança em casos de demissão sem justa causa.

Lucro do FGTS

A retirada do lucro do FGTS só vale em casos de demissão, aposentadoria, ou também no saque-aniversário e na compra da casa própria. Outras formas de saque também são permitidas, mas em casos bem restritos.

Assim, todos os anos o lucro de cada trabalhador é calculado de acordo com o dinheiro que ele tem no FGTS ao longo do ano anterior. Ou seja, quanto mais saldo, maior o lucro. É calculado de maneira proporcional.

O lucro do FGTS é creditado na conta do fundo e passa a fazer parte do saldo total do trabalhador. Para saber qual o valor na conta do FGTS, os trabalhadores podem fazer a consulta de várias formas.

A começar pelo site da Caixa, ou internet banking. É possível fazer a consulta também por telefone, sendo o 3004-1104 para quem mora nas capitais. Ou pelo 0800-726-0104 para quem é de outras regiões.

O lucro é assim calculado com base no valor que tinha na conta do fundo no último dia do ano passado. De acordo com o Conselho Curador do FGTS, a redistribuição dos lucros é feita desde o ano de 2017 e considera as contas ativas e inativas.

Vale lembrar que tem direito ao FGTS todo trabalhador de carteira assinada, trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais. Outro detalhe é que o valor não é descontado do salário. Ou seja, é um valor extra por parte do empregador e que representa 8% do salário.

Agora em 2022, o lucro do FGTS tem que ser pago entre os dias 1º e 31 de agosto.

Fonte: Edital Concursos Brasil



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia