Fim da greve: servidores técnicos do INSS retomam às atividades nesta terça-feira (24)

Durante a paralisação, 47 mil benefícios deixaram de ser processados, já que por dia o serviço contempla 800 atendimentos. Com o fim da greve as perícias médicas voltam a ser feitas

Com o fim da greve as perícias médicas voltam a ser feitas

Após 60 dias em greve, os servidores técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam, nesta terça-feira (24), as atividades em todas as agências do estado. Durante a paralisação, 47 mil benefícios deixaram de ser processados, já que por dia o serviço contempla 800 atendimentos.

O fim da greve se deu após assinatura de um acordo no Ministério do Trabalho e Previdência na presença do ministro José Carlos Oliveira; do presidente do INSS, Guilherme Serrano; da diretora substituta de Gestão de Pessoas do INSS, Eva Lorena Ferreira, e representantes da categoria.

Entre as reivindicações atendidas estão a realização de um concurso público e melhorias das condições de trabalho. Um comitê também foi montado para acompanhamento dos itens acordados entre a categoria e o governo. Os servidores se comprometeram a repor os dias parados a fim de agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios. A compensação será feita conforme plano de trabalho a ser construído nos próximos dias.

Retomada dos médicos peritos

Com o fim  da greve, os peritos médicos do INSS retomaram as atividades. De acordo com informações da Associação Nacional dos Médicos Peritos, foram 52 dias de paralisação e 18 itens da pauta de reivindicação acolhidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Além do reajuste salarial, a categoria também garantiu o acordo de reposição imediata e integral dos dias não trabalhados; e a “compensação será realizada de modo presencial ou remoto, de acordo com a opção do próprio servidor, durante o prazo de 8 (oito) meses.”

Retomada do Serviço

No momento, as agências só estão acolhendo beneficiários com agendamento marcado. Para realizar esse agendamento, é necessário entrar em contato com o INSS através da internet, pelo número 135 e/ou pelo app Meu INSS.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia