PIS/Pasep: Saque do abono ‘esquecido’ já está disponível pela internet para consulta; veja como

Os trabalhadores que não conseguiram sacar o PIS/Pasep para o ano-base 2019 poderão ser iniciados dentro do prazo estabelecido pelo calendário.

Um novo lote do abono salarial foi liberado no final de março. Os recursos em questão são oriundos de valores esquecidos do PIS/Pasep. Conforme explica o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTP), cerca de 320 mil trabalhadores tiveram acesso ao dinheiro, que pode ser solicitado pela internet.

Os trabalhadores que não conseguiram sacar o PIS/Pasep para o ano-base 2019 poderão ser iniciados dentro do prazo estabelecido pelo calendário. Esse grupo de pessoas deveria ter retirado o abono entre julho de 2019 e junho de 2020.

Agora, quem perdeu o prazo ganhou uma nova chance de resgatar os valores esquecidos do PIS/Pasep. Inicialmente, o governo federal liberaria os resgates em fevereiro, juntamente com o cronograma de subsídios de 2022. No entanto, o prazo foi adiado e jogado para o final de março, mais especificamente no dia 31.

Vale ressaltar que o lote extra liberado refere-se ao ano-base 2019 e não tem relação com os repasses do pis/pasep do ano-base 2020.

Quem pode sacar os recursos?

De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, você tem direito ao dinheiro:

  • Trabalhadores que recebiam até dois salários mínimos mensais em atividade com carteira assinada no ano-base 2019;
  • trabalhadores que trabalharam remunerados por pelo menos 30 dias no mesmo ano;
  • Trabalhadores que, naquele ano, estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Os trabalhadores que, no mesmo período, tiveram os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.

Como sacar o PIS/Pasep esquecido?

O valor do subsídio esquecido, referente ao ano-base 2019, é de cerca de R$ 92 (mínimo) e R$ 1.100 (máximo). Os valores mudam com base na quantidade de meses trabalhados no ano base.

Para saber o saldo e consultar, a dica é ligar para a Central Hello Work, no número 158, ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia